Vendas consultivas: como elas podem potencializar os resultados dos seus negócios
Imagine a seguinte situação: um potencial cliente entra em contato com a sua empresa, interessado em uma solução que você está oferecendo. Porém, durante o processo de negociação do seu produto ou serviço, você não consegue fidelizá-lo e assim, a venda não é concretizada.
Esse cenário pode acontecer por diversos motivos: ou concorrente fez uma proposta melhor, com mais vantagens ou você não soube como manter e aumentar o interesse do cliente num primeiro momento, entre outros fatores.
Para evitar novas frustrações durante o seu processo de negociação e vendas, vale a pena investir em uma estratégia bastante eficaz conhecida como venda consultiva. Como o próprio nome diz, a venda consultiva nada mais é do que quando o vendedor assume o papel de “consultor”, tornando-se mais apto a atender, reter e prospectar novos clientes.
As vantagens por trás da venda consultiva
Ao procurar entender os desejos e necessidades dos seus clientes, o vendedor/ consultor se torna um especialista em relação ao produto/serviço que está oferecendo. Assim, ele aprimora progressivamente sua credibilidade e também a confiança do seu cliente. O profissional de vendas consultivas deve, acima de tudo, ser um aliado, um parceiro do cliente/consumidor.
Desenvolver e trabalhar em um planejamento estratégico e uma mensagem clara de posicionamento da sua empresa, orientada para soluções a longo prazo é o primeiro passo para a efetividade das suas vendas consultivas.
Portanto, se você quiser aplicar a venda consultiva no dia-a-dia do seu negócio, comece agora mesmo a capacitar a sua equipe comercial. Ofereça o suporte operacional adequado para que ela invista seu tempo e seus recursos nessa estratégia. A partir daí, sua organização terá um diferencial competitivo sólido e difícil de ser acompanhado pelos seus concorrentes.
Você saiba que suas vendas também são influenciadas por fatores internos e externos que podem prejudicar a produtividade do seu negocio? Então, confira esta matéria especial sobre seguros importantes para a sua empresa. Tenha uma boa leitura!