5 dicas matadoras para prospecção e retenção de clientes
A forma como você trabalha suas vendas diz muito sobre o seu negócio e aonde você pretende chegar com ele. Ao dar inicio a uma prospecção estratégica de clientes, você traz sua marca para conhecimento do seu publico e gera visibilidade para sua empresa e também para os seus produtos/serviços.
Com as 5 dicas abaixo você vai aumentar a sua prospecção e reter mais clientes:
- Alinhe seu produto às necessidades do seu cliente
Para um negócio, nada é mais frustrante do que uma prospecção malfeita. Seu produto e/ou serviço atende aos interesses da empresa em questão? Se a resposta for não, entre em contato com os responsáveis pela sua comercialização e procure descobrir como tal solução pode ser aprimorada de forma que melhor satisfaça seu cliente.
- Saiba conduzir o relacionamento
Aquela conversa que estava marcada para semana passada desenrolou numa reunião de negócios. Como devo proceder a partir de agora? Para que esse primeiro contato seja o mais natural possível, evite transformar o encontro em uma reunião de vendas. Lembre-se: o objetivo do encontro, num primeiro momento, é estabelecer um relacionamento comercial entre você e seu potencial cliente. Ao fazer o contrário, você diminui consideravelmente suas chances de sucesso e retenção.
- Faça uma avaliação da sua carteira de clientes
Ao invés de sair por aí procurando novos clientes, retome o contato com os velhos, que já fazem parte da sua carteira, mas que por algum motivo estão parados. Novas oportunidades de negócio podem surgir nesse meio tempo. Os custos operacionais relativos aos contatos realizados (e-mail, reuniões, telefonemas) também saem mais em conta.
- Marque sua presença na rede
De nada adianta investir em suas ações de vendas se você não as divulga e expõe nas mídias digitais. As redes sociais se tornaram um importante espaço para gerar relacionamentos e trabalhar o seu networking. Para aproveitar todo o potencial que elas oferecem, foque na segmentação e adicione perfis oficiais de empresas e funcionários. Assim, a sua busca se torna mais qualificada e eficaz.
- Frequente eventos e convenções
Feiras, eventos, palestras e convenções são os melhores lugares para ampliar o conhecimento sobre o mercado e assuntos do seu interesse, além de trabalhar o seu networking. Fazer novos contatos nesses locais abre novas portas para o seu negócio.
Há mais de 30 anos no mercado de seguros, a Link seguros sabe o quanto fatores internos e externos podem trazer sérios impactos para suas vendas, prejudicando a produtividade do seu negócio. Para antecipar esse cenário, recomendamos a leitura deste artigo sobre seguros importantes para a sua empresa. Tenha uma boa leitura!