Qualidade de vida no trabalho: por que a empresa deve se preocupar?
A qualidade de vida no trabalho, ou QVT, é cada vez mais buscada por empresas que desejam crescer e destacar-se no mercado. Tão importante quanto investir na capacitação de funcionários, na aquisição de equipamentos e na realização de um trabalho bem feito, garantir um ambiente comprovativo agradável é essencial.
É importante destacar que ela não é medida por métricas financeiras. Isso significa que é necessário oferecer mais do que bons salários e benefícios para que ela exista. A QVT provoca impactos positivos na vida do colaborador não apenas no ambiente corporativo, mas como um todo.
É necessário que ele sinta entusiasmo com o trabalho realizado na empresa, mas que também encontre equilíbrio entre as relações pessoais e familiares. O papel da empresa é estimular a satisfação individual do empregado associando sempre os seus interesses pessoais e profissionais aos processos da empresa. É importante investir em relacionamento tanto quanto se investe em negócios.
Listamos abaixo alguns motivos para se preocupar com a qualidade de vida na sua empresa! Confira quais são eles!
Redução de turnover
Uma empresa que entende a importância da qualidade de vida no trabalho e desenvolve ações nesse sentido tem redução de turnover. Funcionários felizes, motivados, desempenhando bem suas funções laborativas e em busca de crescer mais resultam disso.
Com um menor turnover, você pode contar com uma equipe mais bem estruturada e reduzir custos com contratações, demissões e treinamentos. O que acontece é a retenção de talentos, fator crucial para a sua empresa crescer cada vez mais.
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade também é reflexo da maior qualidade de vida no trabalho. Quando a empresa entende a importância da QVT e implementa diretrizes para preservá-la, os funcionários respondem com produtividade.
Quanto mais satisfeito o colaborador estiver, melhor vai trabalhar e mais vai produzir. O resultado disso é mais satisfação, ou seja, a qualidade de vida propicia um ciclo virtuoso. Dessa forma, a empresa tem tudo para crescer.
Melhora do clima organizacional
O clima organizacional só tem a ganhar quando a qualidade de vida existe no trabalho. O ambiente fica mais leve, o dia a dia no trabalho torna-se mais prazeroso, e as relações interpessoais entre os colaboradores flui de maneira mais tranquila.
A equipe trabalha em conjunto, dividindo metas e buscando o mesmo resultado. Todos são contagiados pela sensação de bem-estar que só agrega valor à empresa e ao trabalho desempenhado nela.
Uma forma de aumentar a qualidade de vida no trabalho é oferecer viagens de incentivo como recompensa em caso de atingimento de metas, ou, quem sabe, criar um dia no semestre para que cada um leve o filho para a empresa.
Outra ideia é implementar horários flexíveis de trabalho, possibilitar o home office ou organizar lanches coletivos. Também é muito importante mostrar que sua empresa se preocupa com o funcionário e com a família dele e, para esse fim, oferecer seguro de vida é uma ótima opção.
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