
Registro Geral Animal (RGA): O que é, como e onde tirar?
Fugas de animais são frequentes, mas podem ser evitadas de formas bastante simples, como você pode ver aqui. Hoje iremos falar sobre como você pode reforçar ainda mais a segurança do seu bichinho de estimação, dando-lhe uma identificação própria.
O Registro Geral Animal (RGA) é o seu maior aliado nesse processo. O RGA é um documento de identificação semelhante ao nosso RG, onde são armazenadas informações sobre o seu pet que irão auxiliar na sua localização, caso ele fuja de casa.
O RGA pode ser feito no Centro de Controle de Zoonoses ou em estabelecimentos veterinários credenciados da sua região. Para tirá-lo, você vai precisar dos seguintes documentos:
• CPF
• RG
• Comprovante de residência
• Atestado de vacina contra raiva emitido e assinado por um veterinário ou pela prefeitura de sua cidade com, no máximo, 12 meses antes de fazer o registro.
Caso a plaqueta do RGA tenha sido perdida, é possível providenciar uma segunda via no mesmo local onde foi feita a primeira.
É importante lembrar que o uso do RGA não dispensa o dono de manter seu número de telefone e endereço na coleira do seu amiguinho. Assim, a probabilidade de o animal voltar para casa, caso se perca, é muito maior.
Obs.: A emissão do RGA se tornou gratuita na cidade de São Paulo, após decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad em julho deste ano.
Quer ter mais tranquilidade e segurança com o seu pet? A Link Seguros oferece os melhores planos e soluções com a qualidade Porto Seguro. Tenha a melhor relação custo/benefício do mercado!