
O seguro empresarial é indicado para minha empresa?
Todo mundo sabe que quem possui um carro não deve dirigir pelas ruas sem seguro. Os riscos são muitos, como colisões, roubos, furtos e outros imprevistos. Por isso, estar prevenido é muito importante. Mas e para quem tem uma empresa? Existe alguma modalidade de serviço que proteja contra danos e evite prejuízos? A resposta é sim! O seguro empresarial, apesar de não ser muito difundido, é extremamente significativo e propicia segurança e tranquilidade ao dono de um negócio.
O conceito do seguro empresarial é o mesmo das outras modalidades do serviço. O segurado paga uma quantia e tem cobertura definida de acordo com o plano escolhido. A abrangência varia conforme a necessidade do cliente, e o sinistro é explicitado na apólice. A vigência da cobertura também é definida pelo contrato.
Para empresas, o plano pode variar de acordo com o seu porte e o segmento de atuação. Entretanto, seguro contra incêndio é previsto por lei e a proteção contra roubos geralmente é indicada para todo tipo de estabelecimentos comercial.
Você é dono de um negócio e quer saber mais sobre o seguro empresarial? Confira os tópicos listados abaixo e tire todas as suas dúvidas!
Quais são os tipos de cobertura?
Além da proteção contra incêndio, que, como falamos acima, é obrigatória segundo a lei brasileira, e das mais comuns, como aquelas contra roubos ou furtos, o seguro empresarial pode conter outras coberturas, pois é feito de maneira personalizada. O serviço não é exclusivo de empresas grandes ou que tenham um montante mínimo de faturamento. Mesmo empresas de pequeno porte podem fazê-lo, uma vez que cada apólice é definida de acordo com as necessidades e realidade do cliente.
Dependendo do segmento de atuação, além da cobertura contra incêndio, outros tipos de seguros podem ser obrigatórios. Entretanto, caso não haja nenhuma regulamentação específica, podem estar incluídos, na cobertura, prejuízos em razão de danos a equipamentos, móveis, utensílios, maquinários, veículos comerciais, entre outros.
Também pode haver cobertura para quedas de raios, calamidades, e até mesmo inundações ou desmoronamentos. Existe ainda a cobertura de danos a terceiros e acidentes de trabalho.
É importante ressaltar que o seguro empresarial pode ser feito tanto para proteger o imóvel onde a empresa se encontra quanto para resguardar todos os equipamentos que integram seu patrimônio. Dessa forma, a proteção é completa e o proprietário do negócio pode sentir segurança sabendo que está segurado contra todos os tipos de prejuízos que podem atingir inesperadamente sua empresa e afetar as condições de trabalho.
Que tipo de empresa pode fazer?
Não há restrição quanto ao tipo de empresa que pode fazer um seguro. Tanto grandes companhias quanto pequenas e microempresas podem proteger-se nesse tipo de serviço. Imprevistos podem ocorrer em clínicas de estética, escritórios de advocacia, salões de beleza, lojas de informática, indústrias ou oficinas mecânicas, ou seja, em qualquer tipo de empreendimento.
Para passar por um tipo de problema, como os cobertos pelo seguro empresarial, basta ter um negócio. Por isso, é melhor estar assegurado. Entretanto, o que vai variar de uma empresa para a outra é a apólice. Ela deve ser personalizada, para garantir as coberturas necessárias para cada tipo de cliente.
É importante pensar que, se você investiu para criar uma empresa, e dedica-se diariamente para fazê-la crescer, deve fazer tudo que está ao seu alcance para proteger seu patrimônio. Cuidar do que você tem é tão necessário quanto desenvolver bem seu trabalho.
Como escolher uma seguradora?
Existem muitas companhias de seguro no mercado, mas escolher a mais indicada para você é importante. No caso do seguro empresarial, é recomendado optar por uma seguradora que ofereça também outros tipos de proteção, como seguro de vida e seguro-saúde para os colaboradores. Assim, a cobertura será mais ampla e os benefícios serão assegurados não somente a você, proprietário do negócio, mas também aos seus funcionários.
E todo empresário sabe que, para que o ambiente corporativo seja bom e os colaboradores produzam mais e melhor, eles devem se sentir valorizados. Oferecer esse tipo de cobertura mostra a eles que você sabe o quanto são importantes. Por isso, opte por escolher uma seguradora que ofereça apólices mais completas.
É caro fazer um seguro empresarial?
Muito mais caro do que fazer um seguro empresarial é não fazê-lo. Sabe aquele ditado “o barato sai caro”? É exatamente isso que acontece quando você decide não segurar seu patrimônio e acaba passando por algum tipo de imprevisto.
Imagine que uma forte chuva provoque descarga elétrica e haja uma pane, queimando todos os computadores da sua empresa. Além do prejuízo com os danos materiais, como gastos com conserto ou compra de novos equipamentos, você terá funcionários parados e sua empresa deixará de produzir. Com isso, seu prejuízo será ainda maior.
Como os planos de seguro empresarial são feitos de forma personalizada, sua apólice será baseada no tamanho da sua empresa, na área de atuação e nos riscos que podem atingir o seu negócio.
Uma corretora confiável e competente fará uma análise justa levando em conta qual é a sua empresa e quais tipos de proteção você realmente precisa. Dessa forma, os valores caberão no seu bolso. Os custos dos seguros são calculados levando em conta as probabilidades de ocorrência do imprevisto e as chances de que haja dano máximo em razão do sinistro comunicado.
Conforme mostramos acima, o seguro empresarial não só é indicado para todos os tipos de empresa, como é extremamente recomendado. Nunca se sabe quando algum problema poderá ocorrer e, por isso, estar com a cobertura em dia garante mais tranquilidade a você e aos seus funcionários também.
Dessa forma, toda a sua equipe poderá se concentrar nas questões relevantes ao trabalho, focar no aumento da produtividade, no crescimento do faturamento, no aprimoramento das habilidades e, principalmente, na satisfação dos clientes, sabendo que a empresa estará protegida como um todo.
E já que crescer é o objetivo de todo empreendedor, quanto mais sucesso sua companhia atingir, mais patrimônio você vai acumular. Com isso, o seguro acabará se tornando cada vez mais necessário.
Quer conhecer os serviços disponíveis para garantir que sua empresa esteja resguardada da melhor forma possível? Entre em contato conosco e veja de que maneira podemos ajudá-lo!