O Que Voce Precisa Saber Sobre Seguros Para Pme.jpeg

O que você precisa saber sobre seguros para PME

Imprevistos podem surgir a qualquer momento e em diversas situações. Um acidente de carro, uma pane elétrica, um incêndio, um problema grave de saúde ou mesmo uma fatalidade são acontecimentos passíveis de ocorrer diariamente.

E como todas essas situações são delicadas, poder contar com um seguro sério e competente ajuda muito quando se vive algo parecido. Mas você sabia que também existem no mercado seguros para PME (Pequenas e Médias Empresas)?

Ora, se você protege seus automóveis, sua residência, sua saúde, sua vida e as de seus familiares, por que não proteger também a sua empresa? Contratando um seguro empresarial, você pode manter o foco nos pontos que realmente precisam da sua atenção.

O bom andamento dos negócios, a fidelização dos clientes, o treinamento e a capacitação dos funcionários, o relacionamento com fornecedores… todas essas atividades, dentre outras, demandam muito tempo, e são cruciais para a obtenção de sucesso e destaque no mercado.

Assim, adotando um seguro, você poderá se concentrar nessas questões com tranquilidade. Por isso, listamos aqui alguns tópicos importantes para explicar o que são seguros PME, quais são os seus tipos de cobertura e alguns motivos para contratá-los. Continue lendo e confira!

O que é um seguro PME?

O seguro PME é um tipo de apólice desenvolvida para resguardar pequenas e médias empresas. Ele pode ser personalizado para atender às demandas específicas de cada tipo de negócio, entretanto, alguns tipos de cobertura ainda são comuns a todas as empresas, como a de seguro patrimonial, por exemplo.

De toda forma, o seguro funciona da mesma maneira que os tipos mais comuns no mercado. O segurado paga uma taxa e assina a apólice. Assim, fica resguardado e, em caso de ocorrência de sinistro, tem os prejuízos ressarcidos.

 E, assim como os seguros tradicionais, os feitos para Pequenas e Médias Empresas têm prazo de validade, devendo ser renovados anualmente.

Por que contratar um seguro PME?

Contratar um seguro é essencial para qualquer tipo de empresa, mas as pequenas e médias são as que mais precisam se preocupar com esse tipo de proteção.

Justamente em razão do seu tamanho, em geral elas não possuem departamentos jurídicos ou responsáveis por manutenções inclusos no organograma. Inclusive, em caso de qualquer tipo de ocorrência, contratar esses serviços pode ser muito oneroso.

Além disso, ainda em razão do porte, qualquer tipo de imprevisto pode prejudicar muito o andamento dos negócios e impactar no orçamento.

Um roubo de equipamentos, por exemplo, além de significar perda de patrimônio, ainda impede que o trabalho seja desenvolvido adequadamente até a nova aquisição dos itens perdidos.

É justamente nessas situações que a relevância de contratar seguros para PME fica clara. Afinal, eles existem para proteger o patrimônio e garantir a tranquilidade ao empresário, mesmo em caso de alguma eventualidade negativa, como um incêndio, por exemplo.

Quais são os principais tipos de cobertura?

Como explicamos acima, os seguros para PME são personalizáveis, mas alguns tipos de cobertura são comuns a qualquer tipo de empreendimento.

O seguro contra roubo, furto, dano ao patrimônio, problemas elétricos, incêndio, queda de raios, ventania e explosões, por exemplo, é aplicável e extremamente necessário a todas as empresas atuantes hoje no mercado.

Esses tipos de cobertura, entretanto, não se restringem ao patrimônio. Eles podem ter cunho de responsabilidade civil, de cobrir prejuízos financeiros ou mesmo aluguéis em atraso.

Existem seguros específicos?

Cada tipo de negócio necessita de uma estrutura específica para existir e, em razão disso, os imprevistos e problemas que podem ocorrer são diferentes. É muito importante, portanto, contratar um seguro que resguarde a sua empresa com relação a todos os infortúnios que podem acontecer.

Empresas do ramo alimentício — como bares, restaurantes, padarias, cafeterias e docerias — precisam proteger seus equipamentos de cozinha. Há ainda cobertura contra deterioração ou contaminação de mercadorias, extremamente importante caso o freezer estrague e haja perda de produtos congelados.

Já escritórios de contabilidade, arquitetura ou advocacia, clínicas de estética e salões de beleza podem resguardar seus clientes protegendo veículos de visitantes parados no estacionamento, por exemplo.

Pet Shops podem ainda contar com o seguro contra deterioração de vacinas, enquanto uma floricultura pode apostar em um seguro de proteção à mercadoria em trânsito para entrega. Hotéis e pousadas, por sua vez, podem obter seguros contra danos ou extravios de bagagens de hóspedes.

Enfim, além de todos esses tipos de seguro, existem também os que cobrem greves, tumultos e atos dolosos, a fidelidade dos empregados, a recomposição de registros e documentos, lucros cessantes, entre outros. Grosso modo, se existe um risco ao seu negócio, certamente há um tipo de seguro específico para cobri-lo.

Como funciona o seguro de vida empresarial?

Existem ainda os seguros de vida empresariais. Eles são muito importantes e configuram um tipo de benefício diferenciado, pois consistem em uma forma de valorização dos funcionários, servindo como incentivo e fator de motivação.

Ter colaboradores satisfeitos e felizes, que se sentem reconhecidos pela empresa, resulta em um trabalho bem-feito, mais comprometimento e, em consequência, mais resultados. Além disso, acarreta ainda na redução dos custos, uma vez que diminui o turnover e possíveis falhas que podem levar ao prejuízo.

Nesse sentido, garantir a segurança do seu patrimônio e a valorização do seu funcionário é uma maneira inteligente de investir no seu negócio — e tudo isso é possível com o seguro empresarial.

Como vimos, os seguros para PME são tão importantes para o empresário quanto encontrar um bom ponto comercial, contratar colaboradores competentes, desenvolver produtos e serviços de qualidade, entre outros fatores cruciais para o bom andamento do negócio.

Até porque imprevistos sempre podem acontecer. E, certamente, irão — principalmente nos primeiros anos de existência do empreendimento.

Passar por um imprevisto enquanto o negócio ainda não se consolidou, de fato, no mercado pode prejudicar muito o andamento dos negócios. Logo, estar preparado e bem segurado é a melhor maneira de proteger o patrimônio e garantir vida longa à empresa.

Mas, para isso, é muito importante que você procure uma boa corretora de seguros para PME para obter a melhor cobertura possível. Então, pesquise, converse com outros empresários segurados, avalie os riscos aos quais a sua empresa está sujeita e escolha coberturas adequadas!

E aí, gostou do post? Agora que você sabe o que são os seguros PME e como eles protegem seu negócio, que tal entrar em contato conosco? Com certeza, temos o seguro ideal para a sua empresa! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Aguarde...

Cadastre-se e receba nossas dicas!

Tenha a segurança de quem está há mais 30 anos no mercado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com