Devo fazer seguro de vida para meus funcionários?
Além de benefícios, como plano de saúde, vale-refeição, auxílio-creche, custeio de cursos de especialização ou plano de previdência complementar, existe também o seguro de vida para funcionários. Segundo pesquisa desenvolvida por uma empresa de gestão de riscos em 2015, 94% das 423 companhias de diversos segmentos analisados ofereciam esse tipo de benefício para os seus empregados.
Diferentemente do que se pensa a princípio, o seguro de vida não é utilizado apenas em caso de morte. As apólices estão cada vez mais modernas e alinhadas às necessidades dos empregados, que podem fazer uso do benefício mesmo em vida. A intenção das seguradoras é ajudar o empresário a valorizar seu capital humano.
Entre os principais tipos de cobertura, estão a assistência emergencial, que pode ser utilizada pelo colaborador caso ocorra algum problema de saúde durante uma viagem a trabalho, o custeio de despesas médicas ou odontológicas resultantes de acidente, o adiantamento do capital em vida em situações de doenças crônicas, terminais, ou incapacidade por acidente e, até mesmo, a cobertura das despesas funerárias.
Quer saber mais sobre as vantagens mais relevantes em fazer um seguro de vida para seus funcionários? Confira a lista que fizemos abaixo!
Indenização para a família
Nada preocupa mais uma pessoa que seja responsável financeiramente por sua família do que como seus entes ficarão caso ela venha a faltar. Manter uma poupança, investimentos ou bens de valor pode ser difícil dependendo da situação econômica em que a família vive.
Muitas vezes, é necessário mobilizar boa parte do salário no pagamento das despesas mensais e fica complicado manter reservas financeiras para resguardar a família no caso de morte. Por isso, o seguro de vida para funcionários é muito importante. O benefício é valorizado não apenas pelo segurado, mas por sua família e por todos que dependem dele para viver em condições tranquilas.
O seguro garante ao funcionário que seus familiares ficarão em uma situação confortável. Com isso, ele pode desfrutar de momentos de lazer ao lado das pessoas que ama sem se preocupar excessivamente com o futuro. De que adianta trabalhar muito, poupar todo o salário e não viajar, jantar fora ou presentear pessoas queridas para guardar dinheiro?
O funcionário que tem uma boa qualidade de vida produz mais e, por isso, momentos felizes com a família são importantes também para a empresa. Entretanto, é necessário manter sempre o equilíbrio financeiro.
Valorização do funcionário
Oferecer o seguro de vida mostra ao seu funcionário que ele é valorizado. Isso porque ele sente que toda a família estará protegida caso ele venha a faltar, o que torna o emprego ainda mais necessário e atraente. Valorizar seu capital humano é tão importante quanto se destacar no mercado, ter o melhor produto ou crescer todo ano.
Caso o colaborador precise viajar a trabalho, ou passar muitas horas na empresa, não sentirá tanta cobrança da família pois saberá que não somente ele como seus entes também são valorizados pela companhia. Garantir que eles tenham uma situação financeira segura em um momento de dificuldade é o mesmo que dizer a eles o quanto são importantes.
Além disso, saber que a família estará resguardada em uma situação adversa tira a preocupação do colaborador e permite que ele se concentre no desempenho laborativo. O funcionário que se sente valorizado veste a camisa da empresa, agradece a oportunidade de emprego e certamente produz mais.
Coberturas emergenciais
Imagine que seu funcionário viaje a trabalho com frequência. O esperado é que sempre corra tudo bem e o colaborador consiga ir e voltar sem que aconteça nenhum tipo de problema, mas emergências podem surgir. E irão, em algum momento. Por isso, é muito importante que seu colaborador esteja segurado.
Como falamos acima, além da cobertura em caso de morte, o seguro de vida também fornece assistência emergencial. Há opções em que o benefício é válido apenas no Brasil e alternativas que oferecem cobertura internacional também, de acordo com a necessidade da empresa.
Ocorrendo um acidente de trabalho na sede da sua companhia, sua dor de cabeça já será enorme. Agora pense em uma ocorrência em outro estado brasileiro ou, até mesmo, em outro país. Suas dificuldades de assistência ao funcionário serão muito maiores e, por isso, a cobertura é essencial. Ela garante a proteção onde quer que o seu funcionário esteja.
Benefício em vida
Os seguros podem oferecer outras duas vantagens ao funcionário. Ele pode resgatar o capital em vida caso seja acometido por uma doença terminal ou crônica, como câncer ou insuficiência renal, por exemplo. E, como não há maneira de prever se o funcionário ficará doente, ter essa segurança faz toda diferença.
Outra situação em que a indenização pode ser antecipada ao segurado é na ocorrência de acidente que impossibilite o retorno imediato ao trabalho. No caso de um afastamento temporário, o funcionário e sua família podem contar com o resgate do seguro para se manterem durante determinado período.
Como o INSS tem um teto para benefícios, caso o empregado tenha salário acima do limite estabelecido pela lei, poderá complementar a renda previdenciária de maneira tranquila utilizando o prêmio em vida até que possa retomar as funções laborativas.
Proteção para a empresa
Além de valorizar o funcionário, o seguro de vida também protege a empresa. O benefício não somente evidencia que a companhia preza pela equipe de trabalho, como também fornece segurança ao empregador. Em caso de ocorrência de sinistro, os custos serão cobertos pela apólice, o que garante menor prejuízo financeiro ao empresário.
Por isso, manter o seguro de vida para funcionários não só o ajuda a reter talentos, já que o benefício “entrará na balança” na hora de o seu empregado decidir buscar novas opções no mercado, como também garante que você esteja resguardado em situações adversas.
Empresas que valorizam seus funcionários e criam um ambiente saudável e de bem-estar crescem mais. A filosofia corporativa, hoje em dia, é de proteger ativos da empresa, propiciando o reconhecimento do capital humano por meio de benefícios. Oferecer o seguro de vida para funcionários é uma maneira proativa de dizer para eles o quanto são importantes e valorizados.
Quer saber mais sobre seguro de vida e outras formas de valorizar ainda mais seus funcionários? Siga nossos perfis nas redes sociais e confira as nossas dicas! Estamos no Facebook e no LinkedIn!